quarta-feira, 11 de março de 2015

Sobre o último dia da mulher



Fiz este texto no último Dia Internacional da Mulher, ia publicar no insta mas não rolou, então vou postar aqui.Um texto de autoria própria aqui é coisa rara, aproveitem. Segue:

Aí deu meia noite, as mensagens começaram a chegar e pensei 'afinal, o que é ser mulher?' E te digo que o que me veio à cabeça foi 'é ver seu amigo ao ver as dançarinas do Aviões comentar ironicamente "essas aí são tudo virgem" e você pensar "e daí se não são virgens?" trágico em pleno século XXI uma pessoa associar valor a outra pela sua sexualidade; é saber que alguém a subestima só por você ser mulher, mas é também ver esse mesmo alguém surpreso ao ver que você conseguiu - mesmo sendo mulher. É por vezes lavar a louça enquanto teu irmão brinca pq tu é mulher e ele é homem, e ponto final - como se isso explicasse tudo. É ter que aguentar alguns caras querendo saber a todo custo o pq de você não querer nada com eles já que você é mulher e tá solteira e tem por obrigação agarrar qualquer babaca que apareça pela frente (tsc). É saber que, para boa parte das pessoas, se o cara trai, a culpa é da mulher, se ela trai a culpa é dela do mesmo jeito, vadia né? Só pode. É ouvir vez em sempre "e os namorados?" como primeira pergunta de quem não te vê há um bom tempo, como se sua vida se resumisse a isso. É ser assediada no bus quando se está desacompanhada, pq afinal, mulher que ainda só não merece respeito. É ouvir conselhos do tipo "case, tenha filhos", quando na verdade você também quer fazer isso, mas pensa em ganhar o mundo antes. É quase não acreditar quando ouve seu 'amigo' dizer ao ver uma mulher de roupa curta "Depois é estrupada e não sabe por quê". É ficar abismada ao ouvir de um cara que se considera super pra frente a frase "cuide em casar, você sabe que mulher tem prazo de validade né?" e pensar em responder "cara, tu vai broxar um dia e nunca mais vai subir saporra e vem falar de validade pra mim?". É saber que os caras (e até algumas mulheres) acham que as mulheres têm de saber se portar pra merecer um "Feliz dia Internacional da Mulher", que tem que saber ser mulher. Cara, o que é saber ser mulher? Quem determinou isso e quando? Pow, as pessoas são o que elas são, por alguma razão que na maioria das vezes a gente desconhece, então deixa a mulher ser o que ela quiser e acha que deve ser! Custa cuidar da própria vida? É ver as pessoas com dó das mulheres que são mais velhas e não casaram, como se não tivessem honrado seus destinos, coitadas. É ter consciência que teus amigos moços, e até algumas moças, vão te achar 'feminazi' feminista por conta deste texto. E quem se importa? 
Então né, parabéns pelo "Dia Internacional da Mulher" (leia-se com voz irônica), pq meu amor, não é nada fácil aguentar esses e outros machismos nosso de cada dia (e o pior é saber que ainda tem quem considere tudo isso N O R M A L) , e ainda ter que ter paciência. A minha por sinal anda escassa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário